Você sabe como funciona a contabilidade para digital influencers e quanto um influenciador digital paga de impostos?
Diante disso, neste conteúdo, vamos falar sobre a carreira do influenciador digital, e a importância da contabilidade, incluindo a tributação para influenciadores e o passo a passo para abrir um CNPJ e regularizar os seus rendimentos e atividades.
Se você atua como digital influencer, não temos dúvidas de que a sua carreira é muito promissora. No entanto, para que tudo aconteça dentro do planejado, é importante buscar a sua regularização, evitando assim, quaisquer problemas com o fisco.
O que é Influenciador Digital?
Antes de falarmos sobre contabilidade para digital influencers, vamos entender o que é digital influencer e quanto ganha um influenciador digital.
Como influencer digital você pode fazer os seus próprios horários, garantir maior autonomia e conquistar a tão sonhada independência financeira.
Você sabe o que faz um digital influencer e como ser um influenciador digital? Atuar como influenciador é o sonho de muitos brasileiros e pode também ser o seu.
Vale destacar que alguns profissionais que atuam nessa promissora área do mercado digital chegam a faturar milhões em contratos com empresas e produtos próprios.
Se você chegou até aqui em busca de um sonho e deseja saber mais sobre como ser uma digital influencer, comece investindo na produção e publicação frequente de conteúdos de alta relevância em suas redes sociais.
Para ser um digital influencer de sucesso, você precisa demonstrar o seu valor, conquistando muitos seguidores e a audiência do público.
Na prática, quanto maior o seu número de seguidores, em plataformas como o YouTube, Instagram e TikTok, maiores os rendimentos do influencer, seja por meio do Google Adsense e seu programa de monetização, seja por meio de anunciantes e patrocinadores.
É melhor ser digital influencer pessoa física ou pessoa jurídica?
Por falta do apoio e orientação de uma contabilidade para digital influencers, muitos influencers acabam se perdendo, deixando de recolher os impostos devidos ou em alguns casos, pagando mais impostos que o necessário.
Um típico exemplo de profissionais que pagam mais impostos que o necessário é o daqueles que optam em atuar como pessoa física, ao invés de abrir um CNPJ.
Por sinal, na maioria dos casos, essa decisão é tomada de forma inconsciente, pelo fato do empreendedor acreditar que para atuar no mercado digital não precisa de CNPJ.
Diante disso, queremos alertar você que atuar como pessoa física não é a melhor opção para o digital influencer, sobretudo em razão da tabela abaixo, também conhecida como tabela do Imposto de Renda Pessoa Física:
Profissionais que atuam como pessoa física precisam contribuir com até 27,50% dos seus rendimentos para o Imposto de Renda, enquanto aqueles que decidem atuar como PJ (Pessoa Jurídica), podem pagar bem menos.
Como uma contabilidade especializada em digital influencer pode te ajudar?
A contabilidade para digital influencers pode fazer muito por você e pelo seu negócio, garantindo que as suas atividades permaneçam em dia com o fisco e que você pague menos impostos.
- Cálculo de impostos;
- Emissão de guias;
- Entrega de declarações exigidas pelo fisco;
- Cálculo de pró-labore;
- Admissão de funcionários e cálculo de folha;
- Apoio na gestão financeira e em decisões importantes.
Como funciona a tributação para influenciadores digitais? É possível pagar menos impostos?
Quando o assunto é a contabilidade para digital influencers e a sua tributação, o profissional tem a sua disposição três regimes tributários, são eles:
- Simples Nacional;
- Lucro Real.
- Lucro Presumido;
Dentre as opções, o Simples Nacional e o Lucro Presumido são os que oferecem maior economia para empresas que atuam no CNAE 7319-0/02 – Promoção de vendas, como é o caso dos influencers digitais. Confira:
Simples Nacional: Influencers que faturam até R$ 4,8 milhões ao ano, podem optar por esse regime, cuja tributação final é a seguinte:
6% a 19,50% sobre o faturamento daqueles que possuem despesas com folha de pagamento que representam 28% ou mais do seu faturamento (regra do fator R);
15,50% a 19,25% sobre o faturamento daqueles que possuem despesas com folha de pagamento que representam menos de 28% do seu faturamento.
Lucro Presumido: Por sua vez, o Lucro Presumido, conta com um percentual de contribuição que varia de 13,33% a 16,33% sobre o seu faturamento, a depender do município de registro da sua empresa