Diante do crescimento destes profissionais na internet, aumenta-se também a preocupação com a regularização fiscal das atividades da profissão.

Afinal, tratam-se de pessoas que trabalham por conta própria, mas que ainda precisam pagar os impostos, emitir notas fiscais e manter o controle financeiro.

A modernização e a transformação digital trouxeram diversas inovações para a sociedade e o mercado. Dentro desse contexto, novas profissões começaram a surgir, como é o caso dos digitais influencers.

É por esse motivo que entender como é a contabilidade para influenciadores digitais faz toda a diferença na gestão dessa carreira.

Neste artigo, vamos mostrar a importância da contabilidade para influenciadores digitais e apresentar algumas opções para garantir o crescimento da carreira com sucesso. Acompanhe!

Como funciona a contabilidade para influenciadores digitais?

Lidar com contas a pagar, receitas a cair no caixa, impostos que devem ser pagos, entre vários outros pontos relacionados à gestão financeira não é uma tarefa simples.

Para muitas pessoas, esses processos podem ser até mesmo desagradáveis e desestimulantes.

Apesar disso, tratam-se de responsabilidades que devem ser cumpridas pelos influenciadores.

Por esse motivo, é importante procurar meios de garantir a organização das finanças da melhor maneira.

Os serviços contábeis são ótimos aliados nessa tarefa.

A contabilidade para influenciadores digitais auxilia no planejamento tributário, na análise de oportunidades de investimento, na gestão das receitas e das despesas, além de dar todo o suporte que os profissionais precisam para manter a carreira em alta, do ponto de vista financeiro e fiscal.

É melhor ser influencer autônomo ou PJ? 

Uma das principais dúvidas de quem está ganhando mais influência nas redes sociais e decidindo transformá-la em uma carreira é quanto à necessidade de abrir uma empresa.

 

Para tomar a melhor decisão, é importante entender que o profissional autônomo segue as atividades como pessoa física. Dessa maneira, a partir do momento em que a renda ultrapassa os R$ 1.903,98 mensais, é necessário dar início ao preenchimento do carnê-leão.

É por meio deste que a Receita Federal recolhe os devidos impostos. Esses valores, por sua vez, envolvem até 20% do INSS e 27,5% da renda total gerada.

Por conta disso, pode causar alguns prejuízos na receita do profissional e deve ser bem calculado, a fim de melhorar o controle financeiro.

Por outro lado, ao começar um negócio e transferir as responsabilidades da carreira para um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), as obrigações são outras, que variam de acordo com as atividades desempenhadas, a natureza jurídica e o regime tributário.

Contudo, é possível ter uma maior previsibilidade dos impostos, que costumam levar uma menor porcentagem da renda, a depender do faturamento da pessoa jurídica.

Por esse motivo, pode ser uma melhor ideia para os profissionais que já contam com uma carreira mais consolidada no ramo da influência digital.

Como funciona a tributação para esse nicho?

Como visto, existem alguns impostos cobrados sobre a pessoa física que recebe acima de R$ 1.903,98. No entanto, para entender melhor os impostos que podem ser cobrados ao decidir abrir uma empresa, é preciso levar em conta o regime tributário escolhido.

Entretanto, essa questão está diretamente relacionada com o tipo de empresa escolhido para a carreira de influenciador digital. Dentre as opções permitidas, podemos citar as mais utilizadas para quem segue nessa área:

  • Microempresa (ME): neste porte o faturamento anual máximo é de até R$360 mil reais e permite até 20 colaboradores;
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP): para essa modalidade o faturamento máximo é de R$4,8 milhões, podendo ter até 100 colaboradores;
  • Empresa de Médio Porte: o faturamento não pode passar de R$300 milhões, devendo também ser superior a R$4,8 milhões anuais. A quantidade de colaboradores permitida depende do segmento da empresa e varia de 50 a 499 colaboradores permitidos.

Para as CNAE’s (Classificação de Atividades Econômicas) voltadas para influenciadores digitais, não é possível se formalizar como MEI, visto que as atividades não compreendem este porte.

Ao compreender esses diferentes tipos de empresa, é possível ter em mente que existem diferentes regimes tributários, que influenciam nos impostos pagos, como:

  • Simples Nacional — voltado para negócios de pequeno porte e com faturamento de até R$ 4.800,000,00 ao ano, tem muito menos burocracias nas declarações e no recolhimento dos tributos;
  • Lucro Real — um pouco mais complexo, faz o cálculo do IRPJ e da CSLL com base na diferença entre as receitas e despesas do negócio, seguindo os ajustes da lei vigente.
  • Lucro Presumido — responsável pelo cálculo do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL), e é mais indicado para quem tem faturamento anual de até R$ 78.000.000,00;

Como reduzir os impostos na área? 

Se o objetivo é pagar menos com impostos e ter mais tranquilidade na organização financeira da carreira como influenciador digital, é possível tomar algumas iniciativas. Para começar, ter um CNPJ, como visto, ajuda a reduzir os gastos com as tributações.

No entanto, para isso, é importante encontrar o enquadramento ideal para a sua pessoa jurídica, tanto no tipo de empresa quanto no regime tributário.

Dessa forma, é possível fechar contratos, emitir notas e realizar todas as transações de maneira segura e organizada, prezando pelo máximo de economia com os impostos.

Além disso, é fundamental manter o pagamento de todos os recolhimentos em dia.

A partir disso, é possível reduzir os gastos com multas e taxas de juros por atraso nos impostos. Sem contar que não coloca em risco a credibilidade da empresa.

É importante ressaltar que o auxílio de um contador é necessário para escolha do melhor regime tributário, além de outras questões que são necessárias na hora da abertura da empresa.

Por que é importante contar com uma empresa de contabilidade para isso?

Diante de todo esse contexto, como uma empresa de contabilidade poderia ajudar a tornar os processos mais simples e econômicos?

A resposta é mais fácil do que parece!

Com profissionais especializados, é possível encontrar as melhores soluções para reduzir os gastos com impostos e manter a pessoa jurídica devidamente regularizada.

Desse modo, trata-se de um investimento na própria marca.

Veja mais sobre os benefícios de ter o apoio contábil nessa carreira!

Planejamento financeiro e tributário 

Manter o equilíbrio financeiro, separando bem as contas da empresa e as pessoais, é um passo importante para que a carreira como digital influencer seja lucrativa. Para isso, um escritório de contabilidade é capaz de auxiliar no controle e no monitoramento das finanças, por meio de relatórios e diagnósticos precisos sobre o caixa.

Organização do departamento pessoal

Alguns influenciadores digitais precisam contratar assistentes e demais profissionais para auxiliar nas atividades da profissão. Nesse caso, ao ter uma empresa, surgem novas responsabilidades com as folhas de pagamento e demais tarefas do departamento pessoal.

A boa notícia é que o contador também tem as habilidades necessárias para organizar os direitos trabalhistas dos colaboradores, fazer a gestão de pagamento e acompanhar o fluxo de registro.

Consultoria

Tomar decisões sobre abertura de parcerias, fechamento de contratos, investimentos e demais processos da carreira nem sempre é simples. Contar com profissionais especializados, com conhecimentos jurídicos e financeiros, é uma excelente maneira de reunir todas as informações necessárias para fazer a melhor escolha. É por isso que os serviços de consultoria contábil também são úteis.

Em outras palavras, a contabilidade para influenciadores digitais é uma solução para manter as finanças em ordem e consolidar a carreira de maneira formal e regularizada. Por esse motivo, vale a pena contar com esses serviços para ter mais organização e tranquilidade no dia a dia profissional.

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