As principais dúvidas sobre imposto de renda, abertura de empresa, contabilidade e tributação dos blogueiros, youtubers e influencers estão aqui!

Se você está em busca de informações relacionadas ao pagamento de imposto e entrega da declaração de imposto de renda dos youtubers, blogueiros e influencers, você está no lugar certo.

 

Como o blogueiro deve pagar imposto de renda pessoa física sobre rendimentos recebidos do google, propaganda e publicidade?

O blogueiro que produz conteúdo como pessoa física e recebe rendimentos do google, propaganda ou publicidade, deve pagar o seu imposto de renda mensalmente, com base na regra conhecida como carnê leão.

 

 Blogueiro não pagou seu imposto de renda pessoa física mensalmente através do carnê-leão. E agora?

O correto é calcular o imposto que deixou de ser pago em cada um dos meses, atualizar os valores com juros e multa em função do atraso, e recolher o total para a receita federal através de um documento chamado DARF (Documento de Arrecadação da Receita Federal).

 

Como calcular o imposto de renda pessoa física do blogueiro com juros e multa por atraso?

No Brasil, os tributos federais que deixarem de ser pagos no prazo, deverão ser atualizados com juros SELIC e multa de mora de 0,33%.

 

Como fazer a declaração de imposto de renda pessoa física do blogueiro?

A declaração de imposto de renda pessoa física do blogueiro deve ser entregue (transmitida) à Receita Federal do Brasil no ano seguinte ao ano calendário de recebimento dos rendimentos.

Ou seja, paga-se imposto de renda mensalmente com base na regra do carnê leão e no ano seguinte, deve ser entregue a declaração de imposto de renda.

 

 Como o blogueiro pode solicitar a restituição do imposto de renda pago à receita federal?

Ao elaborar e preencher a declaração de imposto de renda do blogueiro, a própria declaração irá informar se há um valor de imposto de renda a ser devolvido à pessoa física (restituição) ou se há valor de imposto a ser pago de forma complementar.

E ao transmitir a declaração, caso tenha sido apontado um valor a ser restituído, este valor será recebido nos próximos meses.

 

 O Blogueiro deve fazer a escrituração do livro caixa?

Sim.

O  blogueiro deve escriturar o seu livro caixa mensalmente, registrando os ganhos e despesas que tiveram no exercício da sua atividade.

 

 Quais são as despesas que podem ser deduzidas na base de cálculo do imposto de renda pessoa física do  blogueiro?

Existem despesas que podem ser deduzidas mensalmente e despesas que podem ser deduzidas anualmente no momento da entrega da declaração.

O ideal é que o blogueiro procure um contador especializado em blogueiros para que este profissional faça uma análise do caso e verifique quais despesas podem ser usadas para reduzir o imposto a pagar.

Esta é uma das grandes vantagens de contratar uma contabilidade especializada em blogueiros.

 

 Como formalizar e documentar os pagamentos feitos pelo blogueiro a colaboradores (editores de vídeos, webmasters, webdesigners, dubladores, administradores e outros)?

Aqueles que possuem blogs de conteúdo, sabem que é muito comum a contratação e terceirização de colaboradores das mais variadas profissões para realizar algum trabalho, como por exemplo: edição de vídeos e imagens, criação de artes, administração de redes sociais, construção de sites, propagandas e publicidade para divulgar os conteúdos, tráfego pago, redatores e etc.

Preste muita atenção nesta dica: é extremamente importante que você exija nota fiscal de cada profissional que realiza estas atividades para você. Se ele não tiver uma empresa e não puder emitir uma nota fiscal, sem problemas.

Exija um recibo de pagamento para que você possa guardar como comprovante de pagamento.

Este recibo deve ter dados como nome completo do profissional, CPF, valor do serviço e atividade realizada.

A obtenção deste recibo é fundamental para que você possa abater no seu imposto.

 

Caso o blogueiro tenha retenção na fonte de imposto de renda, o que deve ser feito?

Caso o blogueiro tenha realizado algum serviço para alguma empresa e tenha sofrido retenção (desconto) de imposto de renda no momento de receber o pagamento, é importante saber que este imposto descontado poderá ser abatido do imposto a pagar.

Esta empresa, assim que virar o ano, deverá entregar a você um documento chamado informe de rendimentos, onde constará o valor que ela pagou a você e o imposto que pagou.

 

Como o blogueiro deve pagar imposto de renda pessoa física sobre rendimentos recebidos de empresas no Brasil, que o contrataram para participar de um evento para promoção de um produto, marca ou empresa?

Neste caso, não se aplica a regra do carnê leão, sendo a responsabilidade pelo recolhimento do imposto, da fonte pagadora.

Esta empresa, assim que virar o ano, deverá entregar a você um documento chamado informe de rendimentos, onde constará o valor que ela pagou a você e o imposto que pagou.

O youtuber, influencer e blogueiro que atua como pessoa física e recebe rendimentos de propaganda e publicidade de empresas do Brasil, devem ter o seu imposto descontado e retido pela fonte pagadora (empresa que realizar os pagamentos).

 

 

 

 O blogueiro pode ser fiscalizado pela Receita Federal?

Claro. Com certeza. Toda e qualquer pessoa física pode ser fiscalizada pela Receita Federal do Brasil. Ela tem 5 anos para fiscalizar.

 

O blogueiro pode abrir uma empresa (pessoa jurídica) para trabalhar? Vale mais a pena?

Claro que pode. Com certeza vale mais a pena já que a carga tributária das empresas no Brasil é bem menor do que a carga tributária das pessoas físicas.

Porém, existe um momento certo para fazer isso. Entre em contato conosco para que possamos avaliar se você já possui rendimentos para isso

A empresa do blogueiro pode ter mais de uma atividade?

Sim. Pode. No momento da abertura da sua empresa, nós iremos identificar todas as atividades que vocês exercem e pretendem exercer, para atribuir e escolher os códigos de atividades corretas.

Qual atividade (CNAE) deve ser utilizada no CNPJ da empresa do blogueiro?

CNAE significa Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Trata-se de uma lista composta por centenas de códigos e cada empresa, a depender da atividade que exerça, deve utilizar um ou mais códigos CNAE’s.

Este código deve ser escolhido com MUITO cuidado, principalmente porque eles influenciarão diretamente no regime de tributação da empresa e na carga tributária.

 Um blogueiro pode ser microempreendedor individual (MEI)?

Nós, entendemos que aqueles que atuam com a produção de conteúdo para blogs e recebem rendimentos, não podem atuar como microempreendedores individuais (MEI).

 

Iniciar conversa
Enviar uma mensagem
Nossos especialistas estão online!