Como o médico pode economizar no pagamento de impostos em São Paulo?
Toda atividade profissional é passível do pagamento de imposto, portanto não há saída senão enfrentar o leão do imposto de renda todos os meses, seja você um profissional autônomo ou dono de uma empresa.
Mas como o médico pode economizar no pagamento de impostos, seja lá qual for sua forma de trabalhar?
Será que é mais vantajoso para ele atender seus pacientes como um profissional autônomo ou abrir um CNPJ?
Especialista em contabilidade para médicos, a Dynnamik preparou esse conteúdo para tirar todas as suas dúvidas sobre tributação para médicos. É possível, sim, pagar menos impostos em qualquer atividade, mesmo cumprindo com todas suas obrigações fiscais, atuando dentro da lei. Para isso, é preciso promover um planejamento tributário, feito por um contador experiente e especialista no seu negócio.
Quais modelos o médico pode adotar para atuar profissionalmente?
- Ele pode ser empregado de alguma clínica ou hospital, com registro em carteira de trabalho.
- Pode atuar como um prestador de serviços autônomo.
- pode ser um médico pessoa jurídica.
Pode abrir sua própria Clinica.
Esta é uma escolha pessoal, pois cada um sabe o que é melhor para si. Quando falamos de tributação para médicos, no entanto, a realidade é que o pagamento de impostos tende a ser muito mais alto se o médico for empregado de uma clínica ou hospital ou, ainda, se for atuar de forma autônoma. Em ambos os casos, pagará 27,5% de imposto de renda, o que é praticamente um terço dos ganhos.
Como médico pessoa jurídica, os impostos certamente serão menores, como veremos abaixo..
Quais são os tributos do médico autônomo?
Vamos começar pelo médico autônomo. Ele tem que acertar suas contas com o leão do imposto de renda todos os meses, por meio do carnê leão, caso receba mais do que R$ 1.903,98. Até esse valor, está isento de imposto de renda.
As alíquotas vão crescendo, tornando a mordida ainda maior, à medida em que o médico ganha mais dinheiro:
o imposto é de 7,5%; até 27,5% do lucro para a Receita Federal.
Como sabemos que em geral os médicos faturam mensalmente acima de RF$ 4,5 mil, o leão morderá quase um terço dos ganhos. É verdade que há parcelas de dedução, mas também há, ainda, 20% de INSS! Ou seja, a tributação para médicos autônomos não compensa.
Aqui vale pontuar que o médico CLT, portanto empregado de uma clínica ou hospital, também é sujeito a mesma tabela.
Tributação para médico pessoa jurídica
Isso depende do regime de tributação escolhido. O menos indicado seria o do lucro presumido, cujos impostos são de 11,33% mais o ISS (Imposto Sobre Serviço), que depende do município. em São Paulo, cobra-se 5%, o que elevaria o imposto total para 16,33%. Alguns municípios oferecem alíquota de 2%, o que daria 13,33%.
Esses valores são bem menores do que os 27,5% do médico autônomo, não? E tem mais: o imposto pode diminuir em 50% se as regras da vigilância sanitária forem observadas e a empresa for enquadrada como serviços hospitalares.
Se o médico pessoa jurídica optar pelo Simples Nacional, poderá se enquadrar no Anexo III e, assim, a tributação será de 6%.
Como o médico pode economizar no pagamento de impostos?
Muitas empresas pagam mais imposto por desconhecimento. Uma contabilidade para médicos especializada, experiente e consultiva poderá promover um planejamento tributário e buscar a melhor tributação, dentro da legalidade.
A DYNNAMIK tem expertise em contabilidade para médicos porque atua há 28 anos neste segmento, atende a inúmeros médicos pessoa jurídica e, assim, conhece muito bem o mercado e a legislação. Conhecemos suas necessidades e anseios e oferecemos uma contabilidade para médicos consultiva, voltada para o resultado.
Pensando na sua comodidade e praticidade disponibilizamos um aplicativo com acesso 24 horas por dia, onde você tem acesso a todos os documentos de sua empresa com um click.