O escritório de contabilidade para digital influencer te ajudará a cuidar da sua empresa.
Você realmente sabe a importância da contabilidade para digital influencer? Saiba que influenciadores digitais também precisam ter uma boa gestão financeira, pagar adequadamente os impostos e ainda realizar todos os processos burocráticos para atuar na legalidade com a sua empresa.
O digital influencer é um usuário popular das mídias sociais que consegue influenciar as decisões e comportamentos de outras pessoas por conta de sua autoridade, credibilidade, experiência ou conhecimento em determinado assunto. É um indivíduo seguido por um público que acompanha atentamente o que ele publica e reverbera suas palavras para outros.
Assim, é capaz de definir tendências de compra e motivar decisões dos usuários com relação aos seus investimentos e identificação de suas necessidades.
Alguns tipos comuns de influenciadores são:
- nativos digitais;
- celebridades;
- jornalistas;
- especialistas;
- ativistas.
A contabilidade para Influenciador Digital
Para crescer de forma sustentável, é preciso se organizar financeiramente. Aprender a diferenciar despesas pessoais e empresariais é essencial. Assim como guardar e investir o dinheiro da forma certa.
A contabilidade para Influenciador Digital auxilia em todas essas questões. Os profissionais da área cuidam de suas obrigações com cuidado. Dessa forma, você não corre o risco de deixar nenhuma questão passar.
Dentre os serviços contábeis, estão inclusos:
- Planejamento tributário;
- Análise de receitas, indicando-o como pagar menos impostos;
- Auxílio no planejamento de seu negócio. Indicam todas as melhorias necessárias;
- Suporte em toda a gestão do seu dinheiro.
Os influenciadores digitais precisam ter cuidados relacionados à contabilidade. A partir do momento em que começa a ganhar dinheiro, precisa pensar em questões fiscais. Por isso, é essencial contar com serviços especializados.
É melhor atuar como Pessoa Física ou abrir uma empresa?
Inicialmente, o influenciador não precisa abrir empresa. Mas isso não significa que ele seja isento de impostos.
A pessoa física que recebe mais de R$1998 por mês precisa preencher o carnê-leão. Este é um programa da Receita Federal. Por meio dele, os impostos são recolhidos mensalmente.
O imposto para Pessoa Física pode chegar a 27,5% da renda total. Também é necessário pagar até 20% de INSS. Dependendo da receita do influenciador, essa é a opção mais cara.
A outra opção é fazer a abertura de empresa para atuar no Mercado Digital. Dessa forma, a tributação é amenizada. Ela varia de acordo com a atividade, natureza e regime tributário.
As opções para o influenciador digital são: MEI, Empresário Individual, Sociedade Unipessoal Limitada, e Sociedades.
- Microempreendedor Individual (MEI): Modalidade em que o faturamento máximo deve ser de R$81 mil por ano e não permite com que o empresário participe como sócio ou titular de outra empresa;
- Empresário Individual (EI): Uma única pessoa constitui a empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
- Sociedade Limitada (LTDA): É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda empresa que contribui com moeda para formação de capital social e realização da constituição empresarial;
- Sociedade Simples (SS): Exploram atividades de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comércio, e sim desempenhar suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais;
- Sociedade Anônima (SA): Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim se dividem em ações. Essas ações podem ser transacionadas livremente. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas;
- Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI): Empresa formada por somente uma pessoa, onde o capital pertence unicamente ao titular. Esse capital deve ser obrigatoriamente integralizado, e não pode ser inferior a 100 vezes o salário-mínimo vigente.
Regime tributário
Os regimes tributários são: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Cada uma possui vantagens e desvantagens.
- Simples Nacional: é um regime tributário criado em 2006 pela Lei Complementar 123, voltado para as micro e pequenas empresas — incluindo os microempreendedores individuais (MEIs). Ele surgiu com o objetivo de reduzir a burocracia e os custos de pequenos empresários, criando um sistema unificado de recolhimento de tributos, simplificando declarações, entre outras facilidades.
- Lucro Presumido: é um regime tributário simplificado, sendo assim, busca determinar a base de cálculo do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) para pessoa jurídica.
- Lucro Real: é um regime de tributação no qual o cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) é feito com base no lucro real da empresa – receitas menos despesas –, com ajustes previstos em lei.
Para escolher a melhor opção para sua empresa, fale com um contador.
A principal vantagem de ter um CNPJ é a facilidade na negociação de contratos. O Digital Influencer com CNPJ pode emitir notas fiscais. Essa é uma vantagem competitiva para seu negócio.
Importância da contabilidade para influenciadores digitais
Como você já aprendeu durante o artigo, ao abrir um CNPJ será preciso arcar com uma alta carga tributária, podendo comprometer seus lucros. Neste caso, ao contratar um serviço de contabilidade de um contador especializado em digitais influencer para ajudá-lo na elaboração de um planejamento tributário para redução e economia de impostos.
Além disso, a contabilidade para digitais influencers possuem outros benefícios. Confira!
Planejamento Tributário
O contador poderá desenvolver um planejamento tributário eficiente para que a empresa consiga reduzir o pagamento de impostos de forma legal (ato conhecido como elisão fiscal). O planejamento, além da economia, permite que o negócio atue na legalidade.
Controle de contas a pagar e receber
O equilíbrio financeiro de uma empresa é fundamental para sua continuidade e crescimento. Contudo, nem sempre o empreendedor tem o conhecimento necessário para realizar o controle.
Por isso, uma das funções do escritório é realizar o controle de contas a pagar e receber. É com este controle que ele consegue desenvolver relatórios visando realizar um diagnóstico da vida financeira da empresa.
Consultoria estratégica
Um outro serviço prestado por muitos contadores é a consultoria estratégica do escritório. O profissional será um aliado, pois conseguirá analisar os dados financeiros, compreender o que precisa ser melhorado e traçar metas de crescimento ou até indicar mudanças econômicas benéficas para o crescimento do escritório.
Assessoria trabalhista
Poucas pessoas sabem, mas o contador também tem conhecimento técnico para cuidar das funções de um departamento pessoal. Ele pode, por exemplo, realizar a folha de pagamento, fluxo de registro de funcionário, fundo de garantia e muito mais.
Legalização empresarial
O profissional poderá realizar todo o processo de abertura de empresa, bem como sua legalização e até o encerramento. Ele também ficará responsável por fazer mudanças contratuais e até tributárias. Com isso, o profissional não terá que lidar com processos burocráticos.
Saiba como encontrar uma boa contabilidade para Digital Influencer
Uma busca no Google é capaz de apresentar diversos escritórios de contabilidade. Só que isso não garante que os mesmos, de fato, realmente oferecem um serviço qualificado. Desta forma, é fundamental que o empreendedor faça uma escolha a partir de alguns critérios de qualidade, como:
Atendimento
Dizem que a escolha de um contador para uma empresa é como escolher um médico para sua família. Ou seja, é necessário estabelecer um laço de confiança de longa duração. Por isso, é essencial que seu escritório também ofereça uma boa relação com os profissionais.
Com toda a tecnologia que temos disponível atualmente, as respostas devem ser cada dia mais rápidas e precisas. O escritório que você escolher deve estar pronto para atendê-lo a qualquer momento.
A recomendação é que você avalie todos os canais de comunicação do escritório como e-mail, site, redes sociais e telefones. A velocidade, disponibilidade, cordialidade e atendimento devem ser fatores significativos antes de fechar negócio.
Infraestrutura
É importante analisar se o escritório de contabilidade está oferecendo a infraestrutura necessária para atender a sua demanda. Isso diz respeito tanto a tecnologia do escritório, quanto a quantidade de funcionários que eles podem oferecer.
Existem desde escritórios com apenas um contabilista responsável até gigantescas firmas com dezenas de empregados. Você pode avaliar a organização do espaço, o clima organizacional, a relação dos funcionários. Assim, é possível entender qual a melhor opção para sua empresa.
Especialização
Um profissional especializado na área de atuação do seu negócio, terá mais conhecimento técnico e isso impacta na qualidade dos serviços contábeis prestados. Sendo assim, a recomendação é que você procure por contadores especializados.
Competência técnica
É fundamental ser atendido por profissionais capacitados e experientes, que se mantenham frequentemente atualizados principalmente a respeito das legislações tributárias e trabalhistas. Além disso, é essencial que essa competência esteja ligada a capacidade de resolução de problemas e definição de conceitos (e como aplicá-los).
O cliente não precisa ser especializado em assuntos tributários e trabalhistas, mas o contador sim. Além disso, ele deve simplificar os conceitos e os termos para melhor compreensão do cliente.
Para ter certeza da competência técnica de um escritório, você pode entrar em contato com o profissional e ter uma conversa sobre as principais dificuldades do empreendimento. A partir disso, peça também atualizações periódicas e matérias sobre seu segmento, medindo o de conhecimento desse profissional.
Custo x benefício
Peça um orçamento e avalie a qualidade das atividades executadas na proporção do preço pelo qual o serviço é cobrado. É importante ressaltar que os profissionais com maior competência e conhecimentos específicos podem cobrar mais por seus serviços, mesmo que tenham uma estrutura menor. Isso porque a segmentação e especialização em nichos faz com que o escritório apresenta soluções eficazes para determinados problemas.
Da mesma forma que uma empresa pode cobrar mais barato por um produto, como é o caso dos escritórios de contabilidade que prestam serviços básicos, como pagamento de impostos em dia etc.
Localização
O ideal é que o escritório esteja em uma localização próxima da empresa.
Em alguns casos, as empresas encontram complicações com o IPTU e o ISS, além dos impostos municipais. Se o escritório estiver em outro município, isso se tornará ainda mais difícil.