Aprenda agora como fazer um fechamento financeiro

É improvável que uma organização que não tenha um bom desempenho financeiro se mantenha aberta por muito tempo. Discutimos agora como fazer o seu fechamento financeiro

O fechamento financeiro é essencial para coletar informações visando determinar a situação atual da empresa e prever os resultados dos meses seguintes. Ajuda a identificar se os resultados são favoráveis, onde ocorreram os erros e o que deve ser feito de diferente.

Infelizmente, muitas empresas ainda têm dificuldade em desenvolver esse fechamento. Pensando nisso, desenvolvemos este artigo com o intuito de simplificar esse processo, confira!

Querido empreendedor, leia também os seguintes artigos:

O que é o fechamento financeiro?

Todas as transações financeiras são listadas e detalhadas quando os livros contábeis são encerrados. Por ser um procedimento difícil, ele deve ser realizado por um contador interno ou externo. Durante a fase de fechamento contábil, os dados coletados são críticos para: tomar decisões de investimento e expansão dos negócios; fazer previsões financeiras a curto, médio e longo prazo; e aumentar o controle sobre entradas financeiras e orçamentos. 

Como fazer fechamento financeiro?

Vamos dar uma olhada em como fazer o seu fechamento financeiro?

1. Tenha em mente que as áreas contábeis e financeiras precisam estar em comunicação constante

O departamento de contabilidade conta com o departamento financeiro para filtrar informações para eles, mas um fechamento mensal bem-sucedido requer cooperação entre todos os aspectos da organização. 

2. Saiba o que levar em conta para fazer o fechamento financeiro

Uma das primeiras coisas a verificar antes de tomar qualquer ação é quais dados serão coletados para que o fechamento possa ser realizado corretamente. É necessário fazer um levantamento do capital da empresa antes do fechamento mensal. 

O processo de fechamento deve refletir o ativo e o passivo da organização em sua totalidade, para que não ocorram fraudes ou erros. Isso requer listagem: ativos, passivos, transações financeiras, turnos de trabalho e transações fiscais. 

3. Entenda prazos e necessidades para fazer o seu fechamento financeiro

Ao estabelecer prazos para a apresentação de relatórios e documentos para o encerramento mensal, é crucial ser explícito. Como mencionado anteriormente, o procedimento resulta em aumento da carga de trabalho e pode exigir horas extras. 

Todos os envolvidos devem estar cientes do que é prioritário, quando é devido, o que é necessário e quanto é necessário, a fim de evitar atrasar outras atividades ou adiar o encerramento do mês. 

4. Faça o levantamento dos documentos e atividades necessárias

A preparação de holerite, lançamento de impostos e livros obrigatórios, assim como o cálculo da folha de pagamento, são tarefas do departamento de contabilidade. A contabilidade já sabe o que deve ser contabilizado no final do mês.

5. Defina o seu calendário de fechamento 

Ter um plano claro para fechar os livros em datas específicas ajudará você a se manter no caminho certo como empresário. Você também deve anotar quaisquer tarefas que possam ser feitas durante o mês ou meses para fechar os livros. Esta abordagem reduz a quantidade de trabalho a ser feito de uma só vez, o que ajuda durante a fase de balanço. 

Conte com o respaldo da Dynnamik Contabilidade!

Gerenciar as despesas corporativas pode ser uma tarefa desafiadora para milhares de gerentes e empresas. Aqui, com a Dynnamik Contabilidade, tudo é feito para facilitar a rotina da sua empresa. Com os conhecimentos e recursos que oferecemos, o setor financeiro pode obter os documentos necessários para mostrar ao departamento de contabilidade de forma mais eficiente e eficaz. 

Nós podemos ajudá-lo em sua empresa. Conheça aqui os nossos Serviços de Assessoria Contábil.

Para efetividade no fechamento financeiro em sua empresa, entre em contato conosco. 

CLIQUE AQUI PARA FAZER, DE FORMA EFICAZ, O SEU FECHAMENTO FINANCEIRO!

Iniciar conversa
Enviar uma mensagem
Nossos especialistas estão online!