Passo a passo para regularizar sua empresa sem complicações

Se você deseja regularizar sua empresa, não pode deixar de ler o artigo de hoje.

Manter uma empresa irregular pode causar muitos problemas para o empresário, como impossibilidade de emitir notas fiscais, não poder realizar operações comerciais, solicitar empréstimos etc.

Desse modo, ao ser identificada alguma irregularidade, é fundamental resolver o problema o quanto antes.

Mas você sabe como regularizar sua empresa?  

No artigo de hoje, vamos apresentar o passo a passo que você deve seguir para regularizar sua empresa de forma simples e sem burocracia.

Confira!

Passo 1 – Consulte a situação cadastral de sua empresa

Para realizar a consulta, basta acessar o site da Receita Federal, preencher o seu CNPJ, clicar no ícone “Sou humano” e consultar.

Assim, será possível identificar a sua situação cadastral, que pode ser:

  • CNPJ ativo: significa que não há pendências.
  • CNPJ inapto: significa que a empresa passou dois anos consecutivos ou mais sem cumprir suas obrigações legais, como a apresentação de demonstrativos e declarações contábeis (declaração de créditos e débitos tributários, guia do recolhimento do FGTS, escrituração contábil digital etc.).
  • CNPJ suspenso: significa que há alguma pendência com o seu CNPJ, que pode ser inconsistências nos dados, o não cumprimento de alguma obrigação legal, indícios de fraude etc.
  • CNPJ baixado: significa que você realizou o pedido de baixa do CNPJ, ou seja, solicitou a desativação do seu cadastro.
  • CNPJ nulo: significa que há inconsistências nos dados, como duplicidade de inscrição municipal ou estadual, suspeitas de fraudes etc.

Para saber mais, acesse os materiais abaixo:

Passo 2 – Identifique os motivos da irregularidade 

Como vimos acima, cada situação cadastral está ligada a algum tipo de pendência. Por isso, é fundamental identificar o motivo da irregularidade de sua empresa para que seja possível resolver o problema.

Dentre os principais motivos de irregularidades, podemos citar:

  • Deixar de pagar tributos federais, estaduais ou municipais;
  • Omitir alguma declaração e/ou demonstrativo financeiro;
  • Problemas com a Escrituração Contábil e Fiscal (ECF);
  • Não entregar a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) etc.

Desse modo, é necessário consultar a Receita Federal visando identificar os motivos exatos de sua irregularidade. 

Passo 3 – Resolva suas pendências junto à Receita Federal

A última etapa é reunir a documentação necessária para seguir os procedimentos indicados pela Receita Federal a fim de resolver suas pendências e regularizar sua empresa.

É importante que você saiba que cada situação cadastral exige documentos específicos, podendo haver a cobrança de débitos e multas. 

Dessa maneira, contar com o suporte de especialistas é fundamental para que toda a sua situação seja analisada corretamente e para que o processo de regularizar empresa ocorra de forma rápida e efetiva.

A Dynnamik pode ajudar você!

Nós, da Dynnamik, somos uma contabilidade especializada em regularização de empresas. Dessa forma, vamos ajudar você não só a regularizar sua empresa, como também a manter seu negócio organizado, saudável e em plena conformidade legal, contábil e fiscal.

Então, não perca mais tempo! Se você deseja regularizar sua empresa o quanto antes, nos envie uma mensagem agora mesmo.

CLIQUE AQUI PARA REGULARIZAR SUA EMPRESA SEM COMPLICAÇÕES!

Iniciar conversa
Enviar uma mensagem
Nossos especialistas estão online!