Planejamento tributário: saiba por que é obrigatório fazer e como colocá-lo em prática

Saiba Como Elaborar Um Eficiente Planejamento Tributario E Entenda Por Que Ele E Obrigatorio Blog - Dynnamik Contabilidade e Auditoria

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Entenda por que o planejamento tributário é obrigatório e descubra como fazer 

Evite gastos desnecessários, elaborando um planejamento tributário de acordo com a realidade da sua empresa. Veja agora como fazer!

O planejamento tributário é uma ferramenta de extrema importância para qualquer empresa, principalmente aquelas com um faturamento maior.

O grande problema é que há muitos negócios que não realizam esse tipo de planejamento, devido à falta de conhecimento sobre o assunto e sua importância.

Sendo assim, o objetivo desse artigo é tratar sobre o porquê de esse planejamento ser obrigatório e como é possível fazê-lo.

Acompanhe!

Por que o planejamento tributário é obrigatório?

A obrigatoriedade do planejamento tributário se dá pelo fato dele ser uma ferramenta que ajuda a organizar a questão financeira da sua empresa.

Dessa forma, você não vai precisar se preocupar com eventuais problemas com a Receita Federal, tais como pagamento de multas e demais complicações.

Esse tipo de situação, que pode complicar muito uma empresa, costuma acontecer quando os tributos não são pagos devidamente ou fora dos prazos. 

Outro ponto que mostra como esse planejamento é obrigatório está no fato dele ser uma estratégia bastante interessante para qualquer empresa que queira economizar.

Afinal, através do planejamento, é possível usar o modelo de tributação mais adequado para o seu negócio, garantindo que os tributos serão pagos corretamente.

Mais do que isso, também é possível reduzir o pagamento de impostos, como no caso de evitar pagar por eles duas vezes, o que ainda acontece com muitas empresas.

Como fazer um planejamento tributário?

Para elaborar um ótimo planejamento tributário, há diversos fatores que precisam ser considerados pela sua empresa.

A seguir, veja uma lista com os principais!

A contratação de um profissional especializado é essencial: o primeiro passo para que um bom planejamento seja feito é contratar um profissional de contabilidade. Ele possui o conhecimento e as técnicas necessárias para lidar com as questões tributárias, fazendo tudo para garantir maior segurança e menos prejuízos para a sua empresa;

Os dados da empresa devem estar todos disponíveis: é essencial que todas as informações referentes à sua empresa estejam disponíveis para o bom planejamento tributário. Tais como as despesas diárias, o fluxo de caixa, o pagamento de funcionários, a sua margem de lucro definida, entre outras;

 A escolha do melhor regime de tributação: essa é uma das tarefas mais importantes de um contador, pois ele vai encontrar qual o regime de tributação mais adequado para a sua empresa. 

Entre os regimes de tributação para empresas, há algumas opções, que são:

O modelo do Simples Nacional: é mais indicado para as microempresas e os pequenos empreendedores. Todos os negócios que possuem uma receita de, no máximo, R$ 4,8 milhões anuais encaixam-se bem nesse regime tributário;

 O modelo de Lucro Presumido: diferentemente do que acontece com o Simples Nacional, que tem um modelo de pagamento em guia única, no modelo do Lucro Presumido, o pagamento é feito separadamente, considerando certas margens;

O modelo de Lucro Real: todo o lucro líquido obtido dentro de um período determinado é tributado, sendo usado pelas empresas que possuem um maior porte e faturamento.

Riscos de não fazer um planejamento tributário

A falta de conhecimento a respeito do planejamento tributário e da sua realização gera enormes problemas para a sua empresa.

Apesar disso, ainda há muitos empreendedores que não fazem ideia de quão prejudicial é a ausência dessa iniciativa para os seus negócios.

Não ter um planejamento para o pagamento dos tributos obrigatórios pode ocasionar problemas como:  

  • Prejuízos financeiros enormes: principalmente pelo pagamento a mais de tributos do que deveria, o que reduz muito a lucratividade do negócio;
  • Falta da definição correta do enquadramento tributário da empresa: correndo-se o risco, até mesmo, de acabar sonegando impostos sem ser proposital;
  •  Risco de ser autuado pelo fisco: por conta do pagamento de impostos de maneira indevida ou, ainda, pelo envio de informações de forma totalmente equivocada;
  •  Falhas na gestão financeira: ocasionadas pelo não pagamento de tributos de forma correta, podendo gerar sérias interferências no fluxo de caixa.

Fazer um bom planejamento tributário é fácil!

Como visto, a falta de planejamento em relação à questão tributária traz muitos problemas, o que pode afetar muito a saúde financeira e até a existência do seu negócio.

Caso você nunca tenha feito um planejamento tributário, não precisa se preocupar, isso é algo, infelizmente, ainda comum. Afinal, muitas pessoas ainda não possuem conhecimento sobre o tema.

Mas a boa notícia é que tudo é muito fácil de ser resolvido.

Tudo o que você vai precisar é contar com um bom serviço contábil para fazer o planejamento dos tributos a serem pagos pela sua empresa.

Investir na contratação de um profissional vai garantir que você tenha muito mais tranquilidade no enquadramento adequado, bem como no pagamento de impostos.

Deixe o seu planejamento tributário com a DYNNAMIK!

O bom planejamento tributário pode ser feito com o auxílio de uma empresa que tenha experiência e autoridade no assunto.

Afinal, a melhor forma de que todos os impostos a serem pagos pela sua empresa sejam calculados corretamente e quitados adequadamente é com o auxílio de um profissional de contabilidade.

A DYNNAMIK conta com profissionais altamente capacitados, extremamente especializados e experientes nesse tipo de serviço.

Dessa forma, você vai conseguir saber que tudo está correndo bem na questão tributária do seu negócio, evitando problemas futuros.

A melhor coisa que você pode fazer para deixar tudo em ordem na parte tributária é entrar em contato conosco hoje mesmo.

Envie-nos mensagem pelo WhatsApp ou pelo formulário presente no nosso site e um de nossos especialistas entrará em contato com você em breve.

ENTRAR EM CONTATO!

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Entenda O Que E O Pedido De Viabilidade Blog - Dynnamik Contabilidade e Auditoria

Tem dúvidas na hora de fazer um pedido de viabilidade?

Não passe mais por empecilhos na hora de realizar o pedido de viabilidade Aprenda sobre o pedido de viabilidade e como realizá-lo Um negócio faz com que certas situações sejam analisadas com o objetivo de averiguar a realidade da qual

Tenha Mais Seguranca Ao Escolher O Regime Tributario Ideal Para O Seu Negocio Blog - Dynnamik Contabilidade e Auditoria

Regime tributário: entenda qual é o ideal para sua empresa

Tenha mais segurança ao escolher o regime tributário ideal para o seu negócio Preparamos um artigo que vai ajudar você a conhecer o regime tributário ideal para o seu empreendimento Uma das principais dúvidas tidas por empresários e por gestores

Descubra Agora Mesmo Quanto Custa Para Abrir Uma Empresa Em Sao Paulo Blog - Dynnamik Contabilidade e Auditoria

Quanto custa abrir uma empresa?

Saiba quanto custa abrir uma empresa em São Paulo Confira, neste artigo, todos os detalhes referentes aos custos para abertura de empresa no estado de São Paulo.  Empreender no Brasil tem se tornado algo cada vez mais frequente, principalmente após

Saiba Agora Se E Possivel Realizar O Parcelamento De Imposto De Renda Blog - Dynnamik Contabilidade e Auditoria

Parcelamento de Imposto de Renda: podemos fazê-lo?

Será que podemos realizar o parcelamento do Imposto de Renda? No artigo de hoje, trouxemos informações importantes que vão ajudar você a saber mais sobre a possibilidade do parcelamento do seu Imposto de Renda Você precisa realizar o parcelamento do

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Entenda a importância da recuperação de crédito de inadimplentes e…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top